Loja
Minha Conta
Login EAD

Óleos essenciais: Alternativas no Tratamento Natural para menopausa

É possível aliviar os sintomas da menopausa por meio de tratamento natural

A menopausa marca um período significativo na vida de uma mulher, principalmente por levar ao fim a menstruação e a capacidade reprodutiva. Muitas mulheres apresentam sintomas como fadiga, ondas de calor, irritabilidade e insônia, alguns dos quais podem até prejudicar as atividades cotidianas. Para alívio desses sintomas da menopausa existe um tratamento hormonal, mas algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais indesejados e complicações graves. Por isso a busca por tratamento natural para menopausa tem se tornado cada vez maior.

A Aromaterapia propicia, através de seus óleos essenciais, equilíbrio nos distúrbios femininos como a TPM, cólicas e menopausa, além de aspectos relacionados ao emocional. Os óleos essenciais são eficazes e excelentes aliados no processo de regulação hormonal”, ressalta a Psicóloga e Aromaterapeuta Renata Figueiredo.
Renata destaca seis tipos de óleos essenciais capazes de amenizar os sintomas da menopausa:
Óleo Essencial de Sálvia Esclareia.
Um estudo publicado pelo Journal of Phtytotherapy Research mostrou que a inalação de óleo essencial de sálvia esclareia reduziu em 36% os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em mulheres, ao mesmo tempo em que melhorou os níveis de hormônio da tireoide. As mulheres menopáusicas que participaram do estudo foram diagnosticadas com depressão, mas após o tratamento com o óleo essencial de sálvia esclareia apresentaram melhoria no humor e no alívio dos sintomas de depressão.
Óleo Essencial de Camomila
A camomila é excelente para reduzir os sintomas de estresse e as ondas de calor da menopausa. Ao combinar o óleo essencial de camomila com o óleo essencial de sálvia esclaréia, a mulher obtém benefícios múltiplos das duas plantas.
Óleo Essencial de Tomilho
O óleo essencial de tomilho é um poderoso antioxidante e tem sido usado para fins medicinais desde os tempos antigos. O óleo essencial de tomilho apresenta efeitos benéficos para os sistemas digestivo, respiratório, imunológico, nervoso e de outros órgãos. Para mulheres na menopausa, ele é excepcional, pois melhora os níveis hormonais e os sintomas da menopausa.
Óleo Essencial de Gerânio
O óleo essencial de gerânio é conhecido por ser calmante, revitalizante e desintoxicante. Ele pode ajudar a melhorar a pele seca, um dos sintomas da menopausa. Ele também é considerado um regulador poderoso dos níveis hormonais, com a capacidade de reduzir a ansiedade e a irritação, promover sensação de satisfação e aliviar mudança bruscas de humor. Uma pesquisa feita com mulheres durante a menopausa mostrou que, após massagens aromaterápicas com óleo essencial de gerânio e óleo de amêndoas, houve melhorias no humor e nos quadros de depressão.
Óleo Essencial de Lavanda
Assim como o gerânio, ele também é indicado para TPM e menopausa. O óleo essencial de lavanda combate a insônia, dores advindas da enxaqueca e proporciona clareza mental, traz relaxamento e alivia ansiedade
Óleo Essencial de Bergamota
Usada tradicionalmente na medicina popular italiana, a bergamota tem este nome em virtude tem este nome em virtude da cidade de Bérgamo, na Lombardia. O óleo exerce efeito calmante sobre o sistema nervoso. O aroma tem o poder de levantar o ânimo. Proporciona um equilíbrio natural, podendo ajudar em casos de ansiedade, depressão e tristeza. Por ser refrescante, estimula a receptividade do cérebro à luz.
De acordo com a Aromaterapeuta, outra maneira de usar os óleos essenciais para o tratamento natural da menopausa é fazer Sinergias (misturas) de óleos essenciais nos difusores.
Renata sugere duas Sinergias que podem ser facilmente preparadas e aplicadas:

Sinergia 1
Óleo Essencial de Gerânio – 2 gotas
Óleo Essencial de Lavanda – 5 gotas
Óleo Vegetal de Semente de Uva – 50ml
Fazer a mistura e aplicar no baixo ventre e nos locais onde sentir tensão.

Sinergia 2
Óleo Essencial de Sálvia – 2 gotas
Óleo Essencial de Lavanda – 3 gotas
Óleo Essencial de Bergamota – 2 gotas
Fazer a mistura e aplicar no baixo ventre e nos locais onde sentir tensão.

Fonte: Renata Figueiredo é Psicóloga, e Aromaterapeuta

Go to Top