Loja
Minha Conta
Login EAD

O que é terapia integrativa e como aplicá-la

Terapia Integrativa é uma técnica que visa amenizar ou dissipar problemas de ordens físicas, mentais e emocionais, proporcionado ao indivíduo uma harmonia em todo o seu ser, independentemente de crenças, ou seja, as terapias integrativas olham o indivíduo como um todo. Essas terapias também são muito eficazes na prevenção e no tratamento de doenças, pois melhora a qualidade de vida do paciente.

Na terapia integrativa há uma integração entre as práticas e o tratamento convencional. Em uma abordagem que envolve cuidado com o corpo, a mente e o espírito.
Já a terapia complementar é usada em paralelo ao tratamento indicado pelo médico, e de acordo com suas instruções.

A Terapia integrativa combina alguns conceitos de psicologia com formas ancestrais de cuidar da mente e do corpo. Numa época em que a saúde se tornou uma das maiores preocupações do ser humano, são poucos os que conseguem levar uma vida plena.

Alguns tipos de terapia integrativa:

• Alimentação Funcional

Alimento funcional é todo alimento que produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, quando consumidos usualmente e acompanhados por hábitos saudáveis. Wikipédia

• Aromaterapia

Prática terapêutica secular que utiliza as propriedades dos óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde física e mental, ao bem-estar e à higiene. Com amplo uso individual e/ou coletivo, pode ser associada a outras práticas – como terapia de florais, cromoterapia, entre outras – e considerada uma possibilidade de intervenção que potencializa os resultados do tratamento adotado. Prática multiprofissional, tem sido adotada por diversos profissionais de saúde como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, veterinários, terapeutas holísticos, naturistas, dentre outros, e empregada nos diferentes setores da área para auxiliar de modo complementar a estabelecer o reequilíbrio físico e/ou emocional do indivíduo.

• Auriculoterapia

A auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura, e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes.

• Cromoterapia

Prática terapêutica que utiliza as cores do espectro solar – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta – para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo. Na cromoterapia, as cores são classificadas em quentes (luminosas, com vibrações que causam sensações mais físicas e estimulantes – vermelho, laranja e amarelo) e frias (mais escuras, com vibrações mais sutis e calmantes – verde, azul, anil e violeta). A cor violeta é a de vibração mais alta no espectro de luz, com sua frequência atingindo as camadas mais sutis e elevadas do ser (campo astral).

• Metafísica

Metafísica é uma das disciplinas fundamentais da filosofia que examina a natureza fundamental da realidade, incluindo a relação entre mente e matéria, entre substância e atributo e entre potencialidade e atualidade. Wikipédia

• Plantas Medicinais – Fitoterapia

As plantas medicinais contemplam espécies vegetais, cultivadas ou não, administradas por qualquer via ou forma, que exercem ação terapêutica e devem ser utilizadas de forma racional, pela possibilidade de apresentar interações, efeitos adversos, contraindicações. A fitoterapia é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A fitoterapia é uma terapia integrativa que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI, voltada para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo sido institucionalizada no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

• Psicossomática

A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que gera diversas especialidades da medicina e da psicologia, para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas. Wikipédia

• Radiestesia

Ela avalia as vibrações energéticas de pessoas, ambientes, animais e objetos. Tudo pode ser analisado. Se está num local harmônico, se há doença, se há desequilíbrio, se há acúmulos etc. Diferentemente do que muitos imaginam, a Radiestesia não funciona como um oráculo.

• Radiônica

Radiônica é uma medicina alternativa que alega que as doenças podem ser diagnosticadas e tratadas através de uma forma de energia semelhante às ondas de rádio. Wikipédia

• Terapia Floral

Prática terapêutica que utiliza essências derivadas de flores para atuar nos estados mentais e emocionais. A terapia de florais de Bach, criada pelo inglês Dr. Edward Bach (1886-1936), é o sistema precursor desta prática. Exemplos de outros sistemas de florais: australianos, californianos, de Minas, de Saint Germain, do cerrado, Joel Aleixo, Mystica, do Alaska, do Hawai.

Go to Top