Loja IDEPES
Minha Conta
Login EAD

Envelhecendo com Juventude

Nós começamos a envelhecer quando nascemos. Então se quando ainda somos adolescentes, porque não ficamos imaginando que já não somos mais como éramos a 10 anos atrás?

Estamos envelhecendo sim, mas não precisamos ficar tristes por isto. Envelhecer faz parte de nossa existência e somente deixaremos de envelhecer quando partirmos para nosso novo plano físico espiritual.

Acredite, você e todos nós não viemos para ficar. Estamos em um período de aprendizado e logo voltaremos pra casa, mas para isto não é necessário sentar, parar e ficar aguardando sua hora chegar. JAMAIS. Nossa partida não tem data. Não tem hora. Não tem prazo fixo. Por este motivo, não pare de viver, não pare de amar, não pare de sorrir, não pare de chorar, não pare de EXISTIR.

Podemos fazer tudo que está ao nosso alcance, basta sonhar e acreditar.

Nos dias atuais temos muito mais alternativas para viver bem e melhor do que nossos pais e avós tiveram. As possibilidades são infinitas. Desde melhorias na vida cotidiana com dietas alimentares mais balanceadas e exercícios físicos, bem como melhorias nos tratamentos de doenças que afligiram nossos antepassados.

Além da medicina tradicional, hoje buscamos tratamentos alternativos para seguir com melhores condições a nossa jornada. Temos tantas possibilidades e tantas alternativas que muitas vezes ficamos indecisos em quais terapias integrativas podemos apostar e introduzir em nossas vidas. Mas isto é excelente pois todas elas estão aí para lhe dar cada vez mais longevidade.

Podemos enumerar uma infinidade de terapias que hoje estão no mercado, mas preferimos mencionar as que atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita. São 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Logicamente, as práticas integrativas e complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.

São elas:

  • Apiterapia Aromaterapia Arteterapia
  • Ayurveda Biodança Bioenergética
  • Constelação familiar Cromoterapia Dança circular
  • Geoterapia Hipnoterapia Homeopatia
  • Imposição de mãos Medicina antroposófica Acupuntura
  • Meditação Musicoterapia Naturopatia
  • Osteopatia Ozonioterapia Fitoterapia
  • Quiropraxia Reflexoterapia Reiki
  • Shantala Terapia Comunitária Integrativa Terapia de florais

Termalismo social/crenoterapia Yoga

Cabe ressaltar que todas estas técnicas devem ser utilizadas somente com profissionais capacitados, seja na rede pública, seja na rede privada, onde exista comprovação da idoneidade do local e dos profissionais que atuam nas diversas técnicas mencionadas. Todas as práticas acima dão resultados para aqueles que acreditam e querem tratamentos naturais, sem nada complexo para atrapalhar mais a vida.

Por exemplo, o envelhecimento da pele não ocorre de um dia para o outro. Seu aparecimento vem de forma gradual, seguindo as diferentes manifestações de sinais que acontecem em cada fase da vida, agravando-se principalmente pela falta de proteção solar, o fumo e o álcool. Para este tipo de problema é possível reduzir a velocidade do envelhecimento da pele utilizando-se de alternativas naturais como a fitoterapia onde se utilizam ervas e plantas transformadas em pomadas ou cremes que aplicadas nos principais pontos minimiza os efeitos do tempo.

Outro exemplo são as dores musculares e ósseas que acometem as pessoas conforme os anos vão se passando. Neste caso, além dos fitoterápicos, podemos associar com Acupuntura e/ou Ozonioterapia que diminuem e muitas vezes eliminam as dores de fibromialgia, artrites e artroses.

Nos casos em que o idoso está com problemas de stress, indisposição, depressão, podemos orientar a utilização de aromas, florais, musicoterapia, Biodança, meditação etc.

Para identificar qual a melhor terapia para cada situação, busque um terapeuta de confiança para orientar e acompanhar o processo. Hoje existem várias ferramentas que podem ser usadas no diagnóstico e definição do melhor tratamento terapêutico.

O corpo vai se desgastando com o tempo, mas uma coisa jamais deve envelhecer: SUA MENTE.

Esta jamais pode dar sinais de cansaço e sim sinais de experiência pois com o tempo a única coisa que se alimenta do saber é sua mente.
Buscar alternativas para sempre a alimentar é seu desafio maior. Leia, aprenda, viaje, busque o que fazer.

Portanto, temos que voltar a pensar como velhos, não velhos de acabados, mas velhos de experientes e descobrir uma forma de expandir a ideia de que estes tratamentos sim são uma ajuda para aqueles que querem envelhecer sempre jovens. Qual a razão da vida se você não consegue fazer nada disso?
Boa sorte a todos que envelhecerão um dia sem deixar a juventude da mente sempre brilhando.

Venha Fazer Uma Consulta Conosco.
Terapeutas Especializados Em Tratamentos Naturais.

Patricia Teotônio
Terapeuta Holística
CRTH 3659-BR

Wilson Velasques
Terapeuta Holístico
CRTH 3658-BR

Endereço: Rua Dona Elisa Flaquer, 70 – Sala 123, 12° Andar – Santo André – SP
Telefones: Comercial – 11 44275056
E-mail: espacobethaluxor@gmail.com

Confiras outros posts

Ir ao Topo