Login EAD

A Felicidade na Vida

“ Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde
melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem
com você! O mundo exterior reflete o universo interior.” –
Mahatma Gandhi

As pessoas esperam que o ano que está começando seja melhor que o anterior. Aposto que o ano que está começando espera que as pessoas é que sejam melhores e mais felizes!

Para tanto, é necessário compreender que o poder de ser feliz está dentro de cada um de nós.
Tudo nos é concedido e o segredo está na fé, na esperança, no recomeço.
Não se comparar com nada e ninguém, não temer nem desistir de ser feliz, mesmo que a vida
traga muitos desafios, situações imprevisíveis, ou que o caminho seja longo e sem um bom final. Não se culpar por ser e pensar diferente do outro, nem querer que o outro seja exatamente como você acredita, vivendo de forma mais flexível. Entender que, durante todos os ciclos de vida, o universo sabiamente nos dá os seus sinais, nos coloca em vários papéis, com os mais diferentes tipos de seres humanos, onde nada acontece por acaso.

Deixar fluir naturalmente sua verdade, escutar a verdade do outro e, juntos ou cada um no seu tempo, vivenciar o que há de melhor, sem que haja cobrança, julgamento, conflito, transferência de culpa e de responsabilidade por nossas escolhas. Só assim conseguimos mergulhar em nosso interior e sentir a felicidade estampada em nossa alma.

Não esquecer que o corpo representa o veículo em que habita a alma. Esta, por sua vez, escolheu as lições (seu diário de bordo) por meio das quais gostaria de evoluir aqui na terra, ficando sempre na expectativa do aprendizado de cada ser.

Abrir o coração e viver naturalmente o novo, ter a capacidade de amar e aceitar o outro, expressar gratidão, afeto, carinho de forma natural é tão importante quanto o de receber. Essa é uma da formas de permitir que todos amadureçam, tornem-se de fato amados e sigam seu fluxo de vida.

Durante algumas consultas de terapia holística, sinto que parte das pessoas estão frustradas, desvalorizadas e não amadas. Possuem uma insatisfação pessoal e profissional por falta de reconhecimento, um vazio interior que pulsa o desejo de não viver, de não amar e de não ser merecedora de uma vida feliz.
Associam a felicidade ao status social, profissional e financeiro, ficando numa busca constante de mostrar em suas relações e cenários de vida aquilo que não representa sua paz interna.

Utilizo um exemplo prático para que a pessoa valorize cada situação vivenciada.
Quando pergunto se é melhor um ovo em prato de plástico ou em prato de ouro, normalmente respondem a segunda opção.
Pois bem, para mim o melhor é ter o ovo e, se tiver que repartir com o outro, que seja bênção constante. Felizmente, somente o conteúdo do prato é o nutriente para saciar nossa alma.
Esquece que jamais seremos completos, nem atingiremos a perfeição, pois tudo faz parte do todo e jamais devemos deixar de lado nossos valores. Esteja sempre disponível e com a mente aberta, pois seremos chamados tanto para ensinar como para aprender, buscando nossa constante evolução e amadurecimento.

Segundo Mahatma Gandhi:

  • mantenha seus pensamentos positivos, pois tornam-se suas palavras;
  • mantenha suas palavras positivas, pois tornam-se suas atitudes;
  • mantenha suas atitudes positivas, pois tornam-se seus hábitos;
  • mantenha seus hábitos positivos, pois tornam-se seus valores;
  • mantenha seus valores positivos, porque seus valores tornam-se seu destino.

A felicidade acontece sempre que eliminamos um sofrimento, que superamos um forte desejo, num abraço de gratidão, na satisfação de ter praticado uma ajuda, no encontro de um novo amor, no estar em harmonia com todos os seres de nossa convivência. Quando somos inundados por uma alegria imensa, contagiante e ao mesmo tempo serena, nos sentindo em perfeito equilíbrio e bem-estar.

Há pessoas que são generosas, gratas e felizes pelo simples fato de existir, não sendo necessário ter algum motivo externo ou específico.

Para mim, felicidade é um estado puro de paz que vibra na frequência de nossa alma. Traz bem-estar, força e a certeza de que devemos vivenciar todas as situações que a vida nos proporcionar como lições e experiências, independente do resultado. Atua no plano mental, físico e espiritual.
Não está na conquista de bens materiais e profissionais, em relacionamentos que satisfaçam apenas nossos desejos, nosso ego. Está sim na forma com que encaramos nossos dias. Não há “ Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você! O mundo exterior reflete o universo interior.”

-Mahatma Gandhi um caminho exclusivo para ser seguido, apenas viver intensamente cada momento merecido. Depende única e exclusivamente da nossa capacidade e forma de enfrentar e lidar com as situações adversas de nosso dia a dia. Seja grato por existir, por tudo o que faz parte de sua vida e que garante a verdadeira paz da alma. Dê o primeiro passo, inove, transforme, promova sua mudança interior e a deixe transparecer para o planeta.

Confiras outros posts

Go to Top