ÁGUA


Um átomo de oxigênio e dois hidrogênios, H2o compõe o mais precioso liquido para a saúde humana. Você sabia que 70% do nosso corpo, 85% do cérebro, 87% do fígado, 94% do sangue, 20% dos ossos se compõe desse nutriente! O planeta terra é composto de 70% de água e somente 2.5% é de água doce. Em relação a produção agrícola ela pode representar até 90% composição física das plantas. Portanto ela é o mais abundante nutriente em nosso corpo.

Poderíamos falar das mais variadas situações da água, o Brasil detém 12% do líquido no mundo, mas iremos nos ater na sua importância para a saúde humana. Ela é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso todas reações químicas do nosso corpo dependem dela.

A água é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais e está presente em todas as secreções, suor, lágrimas, no plasma sanguíneo (que é muito semelhante a do mar) e também nas articulações, no sistema respiratório, digestivo, nervoso, na urina e na pele. Por tudo isso, a gente se ressente muito da falta dela no organismo. Com o passar dos tempos perdemos a capacidade de sentir sede, sinal do envelhecimento. Infelizmente, a maioria das pessoas não toma água suficiente. A desidratação leva à perda de minerais e provoca alterações no metabolismo, além de causar asma, alergias, hipertensão arterial, constipação, ela pode ocasionar até angina e infarto do miocárdio e dor na coluna vertebral entre outra doenças. Portanto: “tome 30 mls de água por kilo de peso”.

Durante a gravidez é muito importante se manter hidratada, pois, além de evitar a prisão de ventre, náuseas criadas pelo suco gástricos, evita hemorróidas, infecções urinárias, facilita o fluxo de nutrientes através da corrente sanguínea do bebê e a distribuição por todo organismo, deixando mais saudável.

Todos os dias beber água é uma “santa cura” e melhor, retarda o envelhecimento.

Na esperança que esta curta reflexão tenha sido útil ao leitor na próxima edição falarei sobre a importância dos minerais para equilibrar e aumentar a longevidade com saúde e Bem Estar!

Antonio de Souza Neto
Contatos 55-11-99983-4062
Terapeuta Ortomolecular
Fonte de pesquisa- Fapes - Dr José Roberto Kater

===============================